top of page
Buscar

A história de Howard Phillips Lovecraft

  • Foto do escritor: Icaro Rodrigues Melo
    Icaro Rodrigues Melo
  • 1 de jul. de 2024
  • 6 min de leitura

Luis Felipe Conca


Neste texto irei apresentar quem foi Howard Phillips Lovecraft, mais conhecido como H.P. Lovecraft, famoso escritor americano da primeira metade do século 20, consagrado à história por seus contos de literatura fantástica, ficção científica e principalmente pela criação do gênero horror cósmico. Sendo algumas de suas obras mais famosas A Cor que Caiu do Espaço, A Sombra em Innsmouth, Um Sussurro na Escuridão, Nas Montanhas da Loucura e principalmente o conto mais conhecido O Chamado de Cthulhu.


Comecemos por sua infância. Howard Phillips Lovecraft nasceu em 20 de outubro de 1890, na capital Providence, no estado de Rhode Island, EUA. Além de ser uma das maiores cidades da região, também era uma das mais antigas e tradicionais, fundada em 1630. H.P. Lovecraft nasceu em College Hill, um dos bairros do leste de Providence, uma das regiões mais nobres e influentes da cidade. Era marcada por seus habitantes possuírem um forte sotaque britânico. Algumas famílias da região hastearam a bandeira inglesa em suas casas. Demonstração de uma tradição anglófona, a qual HPL absorveu inteiramente.


Winfield Scott Lovecraft o pai de HPL era um vendedor ambulante de prataria sofisticada. Em certo momento conheceu Sarah Susan Phillips, filha Whipple Van Buren Phillips, um proeminente industrial, maçônico e descendente de uma família tradicional da região. Sarah e Winfield casaram na igreja de St. Paul em Boston 12 de junho de 1889.


Em 20 de agosto de 1890, na mansão de seu pai, Sarah dá à luz a Howard Phillips Lovecraft. Sua mãe queria uma filha e comprou roupas femininas e as vestiu em HPL, inclusive o fazendo deixar seu cabelo comprido. Em 1893 Winfield sofreu um colapso nervoso e fortes alucinações num quarto de hotel em Chicago e foi levado para o hospital psiquiátrico. Ambos, mãe e filho, se transferiram para a casa do avô. HPL foi avisado que o pai estava paralisado quando tinha apenas 3 anos.


Whipple Van Buren Phillips tomou a responsabilidade de educar Lovecraft. Ele foi uma criança precoce, sabia ler aos 4 anos, suas primeiras leituras foram os contos dos irmãos Grimm. Aos 5 anos parou de usar vestido, passou a ler Noites na Arabia na versão de Andrew Lang. Sua mãe sempre apoiou os gostos do filho, chegou a criar um canto arabe em seu quarto. Também um amável ancião sugeriu o nome Abdul Alhazred (um típico nome sarraceno) como pseudônimo para HPL. Com 6 anos, época que cortou o cabelo longo, a cultura arabe foi substituída pela grego romana, através das adaptações de Age of fable de Thomas Bulfinch e nos Tangle Woods Tales de Nathaniel Hawthorne. A primeira coisa que escreveu foi um poema, de acordo com o que leu um livro “Composição, retórica e sílabas poéticas” impresso em 1797.


Aproximou-se da cultura romana e grega , com uma rara sensação de familiaridade, só menos poderosa do que sentia pelo século 18, após a versões infantis dos contos passou a ler os mitos nas versões de tradução do séc. XVI e XVIII, chegando a construir pequenos altares a Pan, Diana, Apolo, e Minerva.


Whipple Van Buren Phillips, avô de Lovecraft, era muito próximo de seu neto. Foi dele que proveio o interesse de HPL pelo gênero fantástico. O avô entretinha seu neto com histórias improvisadas de fundo macabro de maneira gótica. Seguido por Winfield S. Lovecraft que no ano de 1898 morreu por conta de neurossífilis, estágio avançado de sífilis que atacou seu sistema nervoso causando demência. Também nessa época conheceu as obras de Edgar Allan Poe, que o fascinaram, o levaram a escrever contos, em paralelo adquiriu forte interesse pelas ciências. Primeiramente teve interesse por química, logo ele já tinha um pequeno laboratório muito atrativo no porão de casa. Seguido por geografia, com fascinação pelo reino antártico e terras remotas. Posteriormente conheceu a astronomia, interesse que eclipsou todos os outros.


Durante a infância H.P. Lovecraft possuía uma saúde frágil, fazendo com que ausentasse constantemente da escola. Mesmo assim, possuía diversos amigos. Em 1904 o avô de Lovecraft sofreu uma hemorragia cerebral que o levou à morte. A herança deixada por ele passou a ser mal administrada por suas filhas. Os levando a vender a mansão e mudar para uma casa bem mais modesta. Lovecraft não conseguiu concluir o colegial devido a uma crise nervosa entre 1904 e 1908. Devido a inconclusão do colégio HPL não foi aceito na Brown University, o deixando em uma reclusão depressiva por mais de 5 anos, vivendo somente com sua mãe.


Em 1914, Howard Phillips Lovecraft rompeu sua reclusão ao conhecer Edward F. Daas, presidente da United Amateur Press Association (UAPA), onde passou a escrever diversos textos, como ensaios, poesia e contos. Possuindo seu próprio periódico The Conservative durante 1915 a 1923. Durante esse anos passou a considerar-se conservador, anglófilo e admirador da cultura atônica nórdica. Infelizmente sua mãe, Sarah S. Phillips sofreu um colapso nervoso e foi enviada para o Butler Hospital. Também nesta época teve contato com as obras de Lord Dunsany, famoso escritor britânico que abordava grandes mundos fantasiosos em suas histórias. Pouco tempo depois, em 1921 faleceu Sarah, por falha médica em uma cirurgia. A morte de sua mãe foi inicialmente um grande abalo na vida de Lovecraft o levando-o a cogitar suicidio. Felizmente com o tempo sua recuperação o levou a um pleno desenvolvimento pessoal. Esta fase é considerada um momento de grande amadurecimento na personalidade e escrita de Lovecraft.


Também em 1921 durante uma convenção de jornalismo amador HPL conheceu sua futura esposa Sonia Haft Greene. Sonia era amiga de diversos escritores conhecidos de Lovecraft e participante da NAPA (National Amateur Press Association) organização que também publicava material de autoria de Lovecraft. Passaram a se comunicar através de cartas, Sonia visitou HPL em Providence onde ele a fez companhia e apresentou a cidade Em 1922 ela o convenceu a ir para Nova York conhecer pessoalmente alguns dos amigos por correspondência que também faziam parte do círculo de escrita amadora. Durante 1923 a 1824 Howard publicou a maioria de seus contos na revista Weird Tales. em 3 de março de 1924 casou às escondidas com Sonia Grenee, por temer a desaprovação de suas tias ao saberem que Sonia era, judia, comerciante, viúva, 7 anos mais velha e mãe solteira.


Inicialmente foram morar na casa de Sonia no bairro de Flatbush em Nova York. Eram sustentados principalmente pelo lucrativo salário de Sonia como executiva das lojas Ferle Heller. Porém Sonia pede demissão tempos depois para abrir sua própria chapelaria, que fracassou rapidamente. Entre maio de 1924 e julho de 1925 ambos trabalharam para a UAPA Sonia como presidente e Lovecraft como editor chefe. Porém esse também era um momento de crise na associação. Em outubro de 1924 Sonia teve problemas gástricos e passou o ano de 1925 indo e vindo de hospitais. Durante 1925 a 1926 hpl teve pouco contato com sua esposa e passou a morar em um pequeno apartamento no bairro decadente de RedHook. Local dominado pela migração recente de trabalhadores de diversos países com culturas muito diferentes, o que marcou profundamente sua mente o tornando profundamente racista.


Em 1926 Lovecraft voltou para Providence enquanto sua esposa passou a trabalhar em Chicago. Sonia pretendia abrir uma chapelaria em Providence, o que foi impedido pelas tias de HPL. Elas não aceitavam ter a reputação de sua família manchada ao serem sustentadas por uma comerciante. Durante a época da Depressão, Lovecraft apoiou Roosevelt e chegou a se considerar um socialista moderado. Foi a partir do retorno a Providence que as obras mais famosas foram escritas. Passou a desenvolver histórias maiores e mais elaboradas que, atualmente, possuem maior destaque, como O Chamado de Cthulhu, A Cor que caiu do espaço e Nas Montanhas da Loucura. Porém, a maioria foi recusada pelas revistas da época pela extensão de seus textos. Infelizmente para HPL em 1929 Sônia pede divórcio devido ao descontentamento com o casamento a distância. A tristeza do divorcio levou a focar mais na sua escrita.


Em 3 de julho de 1932 faleceu sua tia Lillian D Clark com quem vivia desde que voltou a Providence. Em um tremendo paradoxo, suas histórias cadáveres mais elaboradas e extensas não vendiam com facilidade. HPL junto a sua tia Anne mudaram para uma casa ainda mais simples. No ano de 1936 Howard Phillips Lovecraft adoece severamente devido a problemas intestinais. Lovecraft manteve seu problema de saúde em segredo de todos os seus conhecidos. Em fevereiro escreveu cartas a alguns de seus amigos mais próximos avisando que estava um pouco doente e não poderia visitá-los por um bom tempo. Também nessa data sua tia pediu a um médico conhecido da família para examiná-lo. Lovecraft foi diagnosticado com câncer avançado, que em poucas semanas tornou-se terminal. Sem muito alarde, HPL avisa alguns de seus amigos sobre sua condição.


Às 7h15 de 15 de março de 1937 Howard Phillips Lovecraft foi declarado morto.


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Sobre mim e muitas lombadas

Bruno Oliver Muito tem se falado sobre o fato dos livros possuírem poder elitizante sobre classes sociais e formações culturais. A...

 
 
 
Onde estou?

Luis Felipe Conca - Onde estou? Que lugar é esse? Está tudo escuro, muito escuro, mal consigo ver o vulto de minha mão. Olho em volta...

 
 
 

Comments


bottom of page